"Modern Times" - Fanzine LAcuna nº1


Aproveito para deixar no meu blog o artigo que escrevi para a fanzine LAcuna, intitulado "Modern Times". O artigo foi escrito respeitando o tema da edição  nº 1 da LAcuna (as revoluções) e encontra-se para consulta nas páginas 26 e 27.

"Modern Times"

"Charlie Chaplin (1889 - 1977), um dos melhores humoristas da história, revolucionou o cinema na sua vertente mais satírica. Chaplin, soube caricaturar, sati¬rizar e criticar os modelos em que a sociedade do seu tempo se regia.
"Modern Times"
Actor que fez carreira no cinema mudo, participou em diversos filmes em toda a sua longa carreira. Um deles, em particular, fez grande sucesso pela crítica mordaz e incisiva sobre o mundo industrializado. O filme "Mo-dem Times" (1936) espelha os exageros do trabalho mecanizado e da procura sôfrega das grandes empresas em estar sempre na linha da frente. Neste filme observamos os efeitos do trabalho mecanizado. Note-se que o operário mesmo após ter interrompido uma tarefa, continua a realizar os movimentos sem conseguir parar. Ou, num outro exemplo, um inventor que tenta vender uma máquina à empresa, de modo a que os operários se alimentem sem cessar funções, numa tentativa de rentabilizar o tempo ao máximo.

Estas críticas inteligentes quase abandonaram o cinema do presente em detrimento de um cinema comercial, maioritariamente sem conteúdo direccionado para as massas. É necessária uma revolução no cinema, de modo a despertar o comum mortal para o grave momento financeiro em que nos situamos."

Narciso Ornelas
12 de Abril de 2012




Leave Your Comments !

Recommended Post Slide Out For Blogger