Painter IX – Criando formas e aplicando cor

Neste exemplo, que será realizado através de um desenho do artista japonês Masashi Kishimoto, serão criadas formas, aplicadas cores, bem como serão demonstrados alguns aspectos técnicos do software Corel Painter IX.

Apliquem a técnica aos vossos desenhos.


1º - ABRIR O SOFTWARE E CRIAR UM NOVO DOCUMENTO

De modo a criar um novo documento pressionem as teclas CTRL + N. Depois apliquem os seguintes dados WIDTH: 21,1 cm - HEIGHT: 29,7 cm - RESOLUTION: 300 dpi. 

Imagem 1
2ª IMPORTAR UMA IMAGEM

Importem uma imagem ou desenho e ajustem-na ao tamanho do documento. 
Se a opção de ajustar a imagem não aparecer pressionem com o botão direito do rato sobre ela e escolham a opção FREE TRANSFORM.  

Imagem 2

A imagem original
A imagem final
3º USAR A PEN TOOL 

Com a PEN TOOL seleccionada não escolham a opção STROKE e seleccionem a opção FILL (ver imagem 3). Ao contornar a forma esta irá se preencher automaticamente com cor. De modo a que o trabalho seja facilitado é necessário reduzir a opacidade para 0%. Depois de terminar o caminho voltem a colocar a opacidade a 100%. 

Imagem 3
Se, por acidente, o caminho até então traçado desaparecer pressionem CTRL + Z até que a selecção reapareça. De modo a continuarem a traçar o caminho é só seleccionar o último ponto e, quando este ficar vermelho, poderão continuar com o trabalho. Lembrem-se que têm que unir o último ponto ao primeiro que criaram. 

Depois de traçar o cabelo e os brilhos do cabelo importa criar uma pasta que agrupe as duas camadas. Para isso, sem soltar, pressionem a tecla SHIFT e com o BOTÃO ESQUERDO do rato seleccionem as duas camadas e agrupem numa pasta. Para realizar esta acção carreguem no botão mais à esquerda, que está no fundo do menu das camadas e pressionem na opção GROUP (ver a imagem). Depois convém pressionar duas vezes por cima da pasta criada e alterar o nome pré definido para cabelo (mantenham-se organizados caso queiram alterar alguma coisa no futuro). Se quisermos unir todas as camadas que estão numa pasta numa só, seguimos o mesmo processo e, com a pasta seleccionada, desta vez escolhemos a opção COLLAPSE (ver imagem 4).  

Imagem 4
Para a cara fazemos o mesmo processo. Criamos as diferentes formas, com diferentes cores - para escolhermos uma cor podemos usar o COLOR PICKER (imagem 5), fazer MISTURAS DE CORES  (imagem 6) ou escolher uma cor directamente da PALETA DE CORES (imagem 7). Depois basta seleccionar o balde (imagem 8) e preencher essas mesmas formas com a cor desejada. Atenção que devemos criar uma pasta, onde vamos colocando todos os elementos que pertencem à cara, como um meio de organização. 

Atenção à ordem das camadas. O que queremos que fique a frente irá ficar sempre nas camadas superiores. 



Imagem 5


Imagem 6
Imagem 7
4º DESENHAR UMA LINHA SEM PREENCHIMENTO

De modo a desenhar uma linha, por exemplo a boca, escolhemos a PEN TOOL, seleccionamos a opção STROKE e não seleccionamos a opção FILL (revejam a imagem 3 de modo a identificar as caixas). Para finalizar escolhemos uma cor e fazemos o traçado. Desta vez não é necessário fechar a selecção.


Para pintar o olho seleccionem a opção do CIRCULO. Se estiver o quadrado pressionem, sem soltar, com o botão esquerdo do rato até que apareçam mais opções. Seleccionem uma cor e com o BALDE preencham a forma. Para construir a sombra negra à volta basta duplicar a forma criada  (botão direito sobre a camada e escolher a opção DUPLICATE - ver imagem 8) e preencher com uma cor escura. Agora é só aumentar o círculo até que este fique um pouco visível e se pareça o contorno negro do branco. De modo a fazer a retina do olho dupliquem a sombra, reduzam as dimensões e coloquem-na por cima da camada do olho branco (imagem 9). 

Imagem 8

Imagem 9

Depois completem com os restantes pormenores.  

Qualquer dúvida deixem um comentário por baixo. 


Leave Your Comments !

Recommended Post Slide Out For Blogger